Oxóssi
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Oxóssi, do iorubá Òsóòsì, é um orixá da caça e da fartura, identificado no jogo do
merindilogun pelo odu obará e representado nos terreiros de candomblé pelo igba oxóssi.África
Pierre Verger, em seu livro Orixás, diz que o culto de Oxóssi foi praticamente extinto
na região de Ketu, naIorubalândia, uma vez que a maioria de seus sacerdotes foram escravizados, tendo sido enviados à força para o Novo Mundo ou mortos.Aqueles que permaneceram em Ketu deixaram de cultuá-lo por não se lembrarem
mais como realizar os ritos apropriados ou por passarem a cultuar outras divindades.Brasil
Durante a diáspora negra, muitos escravos que cultuavam Oxóssi não sobreviveram
aos rigores do tráfico negreiro e do cativeiro, mas, ainda assim, o culto foi preservado
no Brasil e em Cuba pelos sacerdotes sobreviventes e Oxóssi se transformou, no Brasil,
num dos orixás mais populares, tanto no candomblé, onde se tornou o rei da nação Ketu
, quanto na umbanda, onde é patrono da linha dos caboclos, uma das mais ativas
da religião.Seu habitat é a floresta, sendo simbolizado pela cor verde na umbanda, e recebendo
a cor azul clara no candomblé, mas podendo usar, também, a cor prateada nesse último.
Sendo assim, roupas, guias e contas costumam ser confeccionadas nessas cores,
incluindo,
entre as guias e contas, no caso de Oxóssi e, também, seus caboclos, elementos
que recordem a floresta, tais como penas e sementes.Seus instrumentos de culto são o ofá (arco e flecha), lanças, facas e demais objetos de caça
. É um caçador tão habilidoso que costuma ser homenageado com o epíteto
"o caçador de uma flecha só", pois atinge o seu alvo no primeiro e único disparo
tamanha a precisão. Conta a lenda que um pássaro maligno ameaçava a aldeia e
Oxossi era caçador, como outros. Ele só tinha uma flecha para matar o pássaro e
não podia errar. Todos os outros já haviam errado o alvo. Ele não errou, e salvou a aldeia.
Daí o epíteto "o caçador de uma flecha só".Come tudo quanto é caça e o dia a ele consagrado é quinta-feira.No Brasil, Ibualama, Inlè ou Erinlè é uma qualidade de Oxóssi, marido de Oxum Ipondá
e pai de Logunedé. Como os demais Oxóssis é caçador, rei de Ketu e usa ofá (arco e flecha),
mas se veste de couro, com chapéu e chicote.Um Oxóssi azul, Otin, usa capanga e lança. Vive no mato a caçar. Come toda espécie de caça,
mas gosta muito de búfalo.Oxóssi é a expansão dos limites, do seu campo de ação, enquanto a caça é uma metáfora para
o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu
alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte.
Nas antigas tribos africanas, cabia ao caçador, que era quem penetrava o mundo "de fora",
a mata, trazer tanto a caça quanto as folhas medicinais. Além, eram os caçadores que
localizavam os locais para onde a tribo poderia futuramente mudar-se, ou fazer uma roça.
Assim, o orixá da caça extensivamente é responsável pela transmissão de conhecimento,
pelas descobertas. O caçador descobre o novo local, mas são os outros membros da tribo
que instalam a tribo neste mesmo novo local. Assim, Oxóssi representa a busca pelo
conhecimento puro: a ciência, a filosofia. Enquanto cabe a Ogum a transformação deste
conhecimento em técnica.Apesar de ser possível fazer preces e oferendas a Oxóssi para os mais diversas facetas da
vida, pelas características de expansão e fartura desse orixá, os fiéis costumam solicitar
o seu auxílio para solucionar problemas no trabalho e desemprego. Afinal, a busca pelo
pão-de-cada dia, a alimentação da tribo costumeiramente cabe aos caçadores.Por suas ligações com a floresta, pede-se a cura para determinadas doenças e,
por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material.
Arquétipo
as pessoas consideradas filhas de Oxóssi são alegres, expansivas, preferem agir a noite,
como os caçadores.
são faladores, ágeis e de raciocínio muito rápido. Sabem lutar e alcançar o que almejam,
como que lançando uma flecha e acertando o alvo. Sabem dominar mas quando raivosos,
ferem as pessoas com palavras e atitudes, como se fosse dada uma flechada. Quando amam,
são zelosos e fieis, não toleram ser enganados. São muito trabalhadores e honestos.
Qualidade de Oxóssi
- Òdé
- Otin
- Òdéarólé
- Akeran
- Ajayipapo
- Danadana
- Apáòka
- Inlè
- Irinlè
- Ibualama
- Isambu
- Karele
Sete folhas mais usadas para Oxóssi
Sincretismo
No Rio de Janeiro, é sincretizado com São Sebastião, patrono da capital carioca e, na Bahia,
com São Jorge.Em Salvador, no dia de Corpus Christi é realizada uma missa, chamada de Missa de Oxossi
com a participação das Iyalorixás do Candomblé da Casa Branca do Engenho Velho.
Cuba
Ochosi (ou Oshosi) é um orisha da Santeria cubana. Rapresenta o caçador infalível.Oshosi é uma das deidades da religião yorùbá. Na santería sincretizado com
São Alberto Magno e São Norberto, particularmente, em Santiago de Cuba,
é "Santiago Arcanjo".- Resumo
Oshosi é o Orisha caçador e protetor dos que têm problemas com a justiça.- O Orisha
É considerado mago ou bruxo. Faz parte dos Orishas guerreiros. Suas cores são
o azul e o coral.- Familia
Filho de Obbatala e Yembó. Irmão de Shango, Oggun, Eleggua. Esposo de Oshun
com quem teve o filho Logun Ede.- Oferendas e danças
Haiti
No Haiti as religiões predominantes são o Vodou haitiano e o Catolicismo.Oxossi na Umbanda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Oxóssi, na Umbanda é patrono da linha dos caboclos, uma das mais ativas da religião.
No Candomblé brasileiro é um antepassado africano divinizado, filho de Yemanjá,
protetor das matas, sincretizado com São Sebastião no Rio de Janeiro e São Jorge na Bahia.
Diz o mito que Oxóssi era irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó,
cidade da África sudanesa, de onde provém os povos nagô ( keto, ijexá e oyó) e mina-jeje.
Oxóssi é o caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo,
é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos
fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso.O Orixá Oxóssi é tão conhecido que quase dispensa um comentário. Mas não podemos
deixar de fazê-lo, pois falta o conhecimento superior que explica o campo de atuação
das hierarquias deste Orixá regente do pólo positivo da linha do Conhecimento.O fato é que o Trono do Conhecimento é uma divindade assentada na Coroa Divina,
é uma individualização do Trono das Sete Encruzilhadas e em sua irradiação cria os dois
pólos magnéticos da linha do Conhecimento. O Orixá Oxóssi rege o pólo positivo e a
Orixá Obá rege o pólo negativo. Oxóssi forma com Obá a terceira linha de
Umbanda Sagrada, que rege sobre o Conhecimento.- Oxóssi irradia o conhecimento e Obá o concentra.
- Oxóssi estimula e Obá anula.
- Oxóssi vibra conhecimento e Obá absorve as irradiações desordenadas dos
- seres regidos pelos mistérios do Conhecimento.
- Oxóssi é vegetal e Obá é telúrica.
- Oxóssi é de magnetismo irradiante e Obá é de magnetismo absorvente.
- Oxóssi está nos vegetais e Obá está em sua raiz, como a terra fértil onde eles
- crescem e se multiplicam.
- Oxóssi é o raciocínio arguto e Obá é o racional concentrador.
- Oxóssi é a busca, é a procura, é a curiosidade, é o movimento contínuo na
- evolução dos seres na apresentação de novos conhecimentos, de novos
- horizontes, etc.
Simbolicamente representamos Oxóssi com sete setas, que são as sete buscas contínuas
do ser.Oxóssi expande, irradia e impele os seres.Oferenda ao Pai Oxóssi
Velas brancas, verdes e rosa; cerveja, vinho doce e licor de caju; flores do campo e frutas
variadas, tudo depositado em bosques e matas. Odé no Batuque
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.ODÉ é o orixá das matas e florestas onde vive a caçar; é o protetor dos caçadores;
seus filhos são espertos, rápidos e atentos.- símbolo é o arco e flecha e a lança
- cor é o azul marinho,
- dia da semana é segunda-feira,
- sincretismo no sul é com São Sebastião.
- Odé no Xambá
- Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Odé no Xambá - Orixá ligado às matas, a caça, a fartura e a inteligência. Conhecido
também em outras nações das religiões afro-descendentes comoOxossi,
sua importância deve-se a diversos fatores, na África tinha diversas qualidades,
material, médica, administrativa, social e policial.As pessoas que tem esse orixá são espertas, ágeis, exercem com maestria
cargos de liderança, são pessoas cheias de iniciativas e sempre em vias de novas
descobertas.Na Nação Xambá o mês dedicado a Odé é também abril, seu dia da semana
é quarta-feira.- Guia corrente de metal, as cores da roupas são vermelha ou verde.
- Saudação: Odé Ô e Okê Arô.
- Ferramenta: dématá (arco e flecha de ferro).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Oxóssi, do iorubá Òsóòsì, é um orixá da caça e da fartura, identificado no jogo do
merindilogun pelo odu obará e representado nos terreiros de candomblé pelo igba oxóssi.
merindilogun pelo odu obará e representado nos terreiros de candomblé pelo igba oxóssi.
África
Pierre Verger, em seu livro Orixás, diz que o culto de Oxóssi foi praticamente extinto
na região de Ketu, naIorubalândia, uma vez que a maioria de seus sacerdotes foram escravizados, tendo sido enviados à força para o Novo Mundo ou mortos.
na região de Ketu, naIorubalândia, uma vez que a maioria de seus sacerdotes foram escravizados, tendo sido enviados à força para o Novo Mundo ou mortos.
Aqueles que permaneceram em Ketu deixaram de cultuá-lo por não se lembrarem
mais como realizar os ritos apropriados ou por passarem a cultuar outras divindades.
mais como realizar os ritos apropriados ou por passarem a cultuar outras divindades.
Brasil
Durante a diáspora negra, muitos escravos que cultuavam Oxóssi não sobreviveram
aos rigores do tráfico negreiro e do cativeiro, mas, ainda assim, o culto foi preservado
no Brasil e em Cuba pelos sacerdotes sobreviventes e Oxóssi se transformou, no Brasil,
num dos orixás mais populares, tanto no candomblé, onde se tornou o rei da nação Ketu
, quanto na umbanda, onde é patrono da linha dos caboclos, uma das mais ativas
da religião.
aos rigores do tráfico negreiro e do cativeiro, mas, ainda assim, o culto foi preservado
no Brasil e em Cuba pelos sacerdotes sobreviventes e Oxóssi se transformou, no Brasil,
num dos orixás mais populares, tanto no candomblé, onde se tornou o rei da nação Ketu
, quanto na umbanda, onde é patrono da linha dos caboclos, uma das mais ativas
da religião.
Seu habitat é a floresta, sendo simbolizado pela cor verde na umbanda, e recebendo
a cor azul clara no candomblé, mas podendo usar, também, a cor prateada nesse último.
Sendo assim, roupas, guias e contas costumam ser confeccionadas nessas cores,
incluindo,
entre as guias e contas, no caso de Oxóssi e, também, seus caboclos, elementos
que recordem a floresta, tais como penas e sementes.
a cor azul clara no candomblé, mas podendo usar, também, a cor prateada nesse último.
Sendo assim, roupas, guias e contas costumam ser confeccionadas nessas cores,
incluindo,
entre as guias e contas, no caso de Oxóssi e, também, seus caboclos, elementos
que recordem a floresta, tais como penas e sementes.
Seus instrumentos de culto são o ofá (arco e flecha), lanças, facas e demais objetos de caça
. É um caçador tão habilidoso que costuma ser homenageado com o epíteto
"o caçador de uma flecha só", pois atinge o seu alvo no primeiro e único disparo
tamanha a precisão. Conta a lenda que um pássaro maligno ameaçava a aldeia e
Oxossi era caçador, como outros. Ele só tinha uma flecha para matar o pássaro e
não podia errar. Todos os outros já haviam errado o alvo. Ele não errou, e salvou a aldeia.
Daí o epíteto "o caçador de uma flecha só".
. É um caçador tão habilidoso que costuma ser homenageado com o epíteto
"o caçador de uma flecha só", pois atinge o seu alvo no primeiro e único disparo
tamanha a precisão. Conta a lenda que um pássaro maligno ameaçava a aldeia e
Oxossi era caçador, como outros. Ele só tinha uma flecha para matar o pássaro e
não podia errar. Todos os outros já haviam errado o alvo. Ele não errou, e salvou a aldeia.
Daí o epíteto "o caçador de uma flecha só".
Come tudo quanto é caça e o dia a ele consagrado é quinta-feira.
No Brasil, Ibualama, Inlè ou Erinlè é uma qualidade de Oxóssi, marido de Oxum Ipondá
e pai de Logunedé. Como os demais Oxóssis é caçador, rei de Ketu e usa ofá (arco e flecha),
mas se veste de couro, com chapéu e chicote.
e pai de Logunedé. Como os demais Oxóssis é caçador, rei de Ketu e usa ofá (arco e flecha),
mas se veste de couro, com chapéu e chicote.
Um Oxóssi azul, Otin, usa capanga e lança. Vive no mato a caçar. Come toda espécie de caça,
mas gosta muito de búfalo.
mas gosta muito de búfalo.
Oxóssi é a expansão dos limites, do seu campo de ação, enquanto a caça é uma metáfora para
o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu
alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte.
Nas antigas tribos africanas, cabia ao caçador, que era quem penetrava o mundo "de fora",
a mata, trazer tanto a caça quanto as folhas medicinais. Além, eram os caçadores que
localizavam os locais para onde a tribo poderia futuramente mudar-se, ou fazer uma roça.
Assim, o orixá da caça extensivamente é responsável pela transmissão de conhecimento,
pelas descobertas. O caçador descobre o novo local, mas são os outros membros da tribo
que instalam a tribo neste mesmo novo local. Assim, Oxóssi representa a busca pelo
conhecimento puro: a ciência, a filosofia. Enquanto cabe a Ogum a transformação deste
conhecimento em técnica.
o conhecimento, a expansão maior da vida. Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu
alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura, da arte.
Nas antigas tribos africanas, cabia ao caçador, que era quem penetrava o mundo "de fora",
a mata, trazer tanto a caça quanto as folhas medicinais. Além, eram os caçadores que
localizavam os locais para onde a tribo poderia futuramente mudar-se, ou fazer uma roça.
Assim, o orixá da caça extensivamente é responsável pela transmissão de conhecimento,
pelas descobertas. O caçador descobre o novo local, mas são os outros membros da tribo
que instalam a tribo neste mesmo novo local. Assim, Oxóssi representa a busca pelo
conhecimento puro: a ciência, a filosofia. Enquanto cabe a Ogum a transformação deste
conhecimento em técnica.
Apesar de ser possível fazer preces e oferendas a Oxóssi para os mais diversas facetas da
vida, pelas características de expansão e fartura desse orixá, os fiéis costumam solicitar
o seu auxílio para solucionar problemas no trabalho e desemprego. Afinal, a busca pelo
pão-de-cada dia, a alimentação da tribo costumeiramente cabe aos caçadores.
vida, pelas características de expansão e fartura desse orixá, os fiéis costumam solicitar
o seu auxílio para solucionar problemas no trabalho e desemprego. Afinal, a busca pelo
pão-de-cada dia, a alimentação da tribo costumeiramente cabe aos caçadores.
Por suas ligações com a floresta, pede-se a cura para determinadas doenças e,
por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material.
por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material.
Arquétipo
as pessoas consideradas filhas de Oxóssi são alegres, expansivas, preferem agir a noite,
como os caçadores.
são faladores, ágeis e de raciocínio muito rápido. Sabem lutar e alcançar o que almejam,
como que lançando uma flecha e acertando o alvo. Sabem dominar mas quando raivosos,
ferem as pessoas com palavras e atitudes, como se fosse dada uma flechada. Quando amam,
são zelosos e fieis, não toleram ser enganados. São muito trabalhadores e honestos.
Qualidade de Oxóssi
- Òdé
- Otin
- Òdéarólé
- Akeran
- Ajayipapo
- Danadana
- Apáòka
- Inlè
- Irinlè
- Ibualama
- Isambu
- Karele
Sete folhas mais usadas para Oxóssi
Sincretismo
No Rio de Janeiro, é sincretizado com São Sebastião, patrono da capital carioca e, na Bahia,
com São Jorge.
com São Jorge.
Em Salvador, no dia de Corpus Christi é realizada uma missa, chamada de Missa de Oxossi
com a participação das Iyalorixás do Candomblé da Casa Branca do Engenho Velho.
com a participação das Iyalorixás do Candomblé da Casa Branca do Engenho Velho.
Cuba
Ochosi (ou Oshosi) é um orisha da Santeria cubana. Rapresenta o caçador infalível.
Oshosi é uma das deidades da religião yorùbá. Na santería sincretizado com
São Alberto Magno e São Norberto, particularmente, em Santiago de Cuba,
é "Santiago Arcanjo".
São Alberto Magno e São Norberto, particularmente, em Santiago de Cuba,
é "Santiago Arcanjo".
- Resumo
Oshosi é o Orisha caçador e protetor dos que têm problemas com a justiça.
- O Orisha
É considerado mago ou bruxo. Faz parte dos Orishas guerreiros. Suas cores são
o azul e o coral.
o azul e o coral.
- Familia
Filho de Obbatala e Yembó. Irmão de Shango, Oggun, Eleggua. Esposo de Oshun
com quem teve o filho Logun Ede.
com quem teve o filho Logun Ede.
- Oferendas e danças
Haiti
No Haiti as religiões predominantes são o Vodou haitiano e o Catolicismo.
Oxossi na Umbanda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Oxóssi, na Umbanda é patrono da linha dos caboclos, uma das mais ativas da religião.
No Candomblé brasileiro é um antepassado africano divinizado, filho de Yemanjá,
protetor das matas, sincretizado com São Sebastião no Rio de Janeiro e São Jorge na Bahia.
Diz o mito que Oxóssi era irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó,
cidade da África sudanesa, de onde provém os povos nagô ( keto, ijexá e oyó) e mina-jeje.
Oxóssi é o caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo,
é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos
fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso.O Orixá Oxóssi é tão conhecido que quase dispensa um comentário. Mas não podemos
deixar de fazê-lo, pois falta o conhecimento superior que explica o campo de atuação
das hierarquias deste Orixá regente do pólo positivo da linha do Conhecimento.O fato é que o Trono do Conhecimento é uma divindade assentada na Coroa Divina,
é uma individualização do Trono das Sete Encruzilhadas e em sua irradiação cria os dois
pólos magnéticos da linha do Conhecimento. O Orixá Oxóssi rege o pólo positivo e a
Orixá Obá rege o pólo negativo. Oxóssi forma com Obá a terceira linha de
Umbanda Sagrada, que rege sobre o Conhecimento.- Oxóssi irradia o conhecimento e Obá o concentra.
- Oxóssi estimula e Obá anula.
- Oxóssi vibra conhecimento e Obá absorve as irradiações desordenadas dos
- seres regidos pelos mistérios do Conhecimento.
- Oxóssi é vegetal e Obá é telúrica.
- Oxóssi é de magnetismo irradiante e Obá é de magnetismo absorvente.
- Oxóssi está nos vegetais e Obá está em sua raiz, como a terra fértil onde eles
- crescem e se multiplicam.
- Oxóssi é o raciocínio arguto e Obá é o racional concentrador.
- Oxóssi é a busca, é a procura, é a curiosidade, é o movimento contínuo na
- evolução dos seres na apresentação de novos conhecimentos, de novos
- horizontes, etc.
Simbolicamente representamos Oxóssi com sete setas, que são as sete buscas contínuas
do ser.Oxóssi expande, irradia e impele os seres.Oferenda ao Pai Oxóssi
Velas brancas, verdes e rosa; cerveja, vinho doce e licor de caju; flores do campo e frutas
variadas, tudo depositado em bosques e matas. Odé no Batuque
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.ODÉ é o orixá das matas e florestas onde vive a caçar; é o protetor dos caçadores;
seus filhos são espertos, rápidos e atentos.- símbolo é o arco e flecha e a lança
- cor é o azul marinho,
- dia da semana é segunda-feira,
- sincretismo no sul é com São Sebastião.
- Odé no Xambá
- Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Odé no Xambá - Orixá ligado às matas, a caça, a fartura e a inteligência. Conhecido
também em outras nações das religiões afro-descendentes comoOxossi,
sua importância deve-se a diversos fatores, na África tinha diversas qualidades,
material, médica, administrativa, social e policial.As pessoas que tem esse orixá são espertas, ágeis, exercem com maestria
cargos de liderança, são pessoas cheias de iniciativas e sempre em vias de novas
descobertas.Na Nação Xambá o mês dedicado a Odé é também abril, seu dia da semana
é quarta-feira.- Guia corrente de metal, as cores da roupas são vermelha ou verde.
- Saudação: Odé Ô e Okê Arô.
- Ferramenta: dématá (arco e flecha de ferro).
Oxossi na Umbanda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Oxóssi, na Umbanda é patrono da linha dos caboclos, uma das mais ativas da religião.
No Candomblé brasileiro é um antepassado africano divinizado, filho de Yemanjá,
protetor das matas, sincretizado com São Sebastião no Rio de Janeiro e São Jorge na Bahia.
Diz o mito que Oxóssi era irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó,
cidade da África sudanesa, de onde provém os povos nagô ( keto, ijexá e oyó) e mina-jeje.
No Candomblé brasileiro é um antepassado africano divinizado, filho de Yemanjá,
protetor das matas, sincretizado com São Sebastião no Rio de Janeiro e São Jorge na Bahia.
Diz o mito que Oxóssi era irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó,
cidade da África sudanesa, de onde provém os povos nagô ( keto, ijexá e oyó) e mina-jeje.
Oxóssi é o caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo,
é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos
fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso.
O Orixá Oxóssi é tão conhecido que quase dispensa um comentário. Mas não podemos
deixar de fazê-lo, pois falta o conhecimento superior que explica o campo de atuação
das hierarquias deste Orixá regente do pólo positivo da linha do Conhecimento.
deixar de fazê-lo, pois falta o conhecimento superior que explica o campo de atuação
das hierarquias deste Orixá regente do pólo positivo da linha do Conhecimento.
O fato é que o Trono do Conhecimento é uma divindade assentada na Coroa Divina,
é uma individualização do Trono das Sete Encruzilhadas e em sua irradiação cria os dois
pólos magnéticos da linha do Conhecimento. O Orixá Oxóssi rege o pólo positivo e a
Orixá Obá rege o pólo negativo. Oxóssi forma com Obá a terceira linha de
Umbanda Sagrada, que rege sobre o Conhecimento.
é uma individualização do Trono das Sete Encruzilhadas e em sua irradiação cria os dois
pólos magnéticos da linha do Conhecimento. O Orixá Oxóssi rege o pólo positivo e a
Orixá Obá rege o pólo negativo. Oxóssi forma com Obá a terceira linha de
Umbanda Sagrada, que rege sobre o Conhecimento.
- Oxóssi irradia o conhecimento e Obá o concentra.
- Oxóssi estimula e Obá anula.
- Oxóssi vibra conhecimento e Obá absorve as irradiações desordenadas dos
- seres regidos pelos mistérios do Conhecimento.
- Oxóssi é vegetal e Obá é telúrica.
- Oxóssi é de magnetismo irradiante e Obá é de magnetismo absorvente.
- Oxóssi está nos vegetais e Obá está em sua raiz, como a terra fértil onde eles
- crescem e se multiplicam.
- Oxóssi é o raciocínio arguto e Obá é o racional concentrador.
- Oxóssi é a busca, é a procura, é a curiosidade, é o movimento contínuo na
- evolução dos seres na apresentação de novos conhecimentos, de novos
- horizontes, etc.
Simbolicamente representamos Oxóssi com sete setas, que são as sete buscas contínuas
do ser.Oxóssi expande, irradia e impele os seres.
do ser.Oxóssi expande, irradia e impele os seres.
Oferenda ao Pai Oxóssi
Velas brancas, verdes e rosa; cerveja, vinho doce e licor de caju; flores do campo e frutas
variadas, tudo depositado em bosques e matas.
variadas, tudo depositado em bosques e matas.
Odé no Batuque
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ODÉ
é o orixá das matas e florestas onde vive a caçar; é o protetor dos caçadores;
seus filhos são espertos, rápidos e atentos.
seus filhos são espertos, rápidos e atentos.
- símbolo é o arco e flecha e a lança
- cor é o azul marinho,
- dia da semana é segunda-feira,
- sincretismo no sul é com São Sebastião.
- Odé no Xambá
- Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Odé no Xambá - Orixá ligado às matas, a caça, a fartura e a inteligência. Conhecido
também em outras nações das religiões afro-descendentes comoOxossi,
sua importância deve-se a diversos fatores, na África tinha diversas qualidades,
material, médica, administrativa, social e policial.As pessoas que tem esse orixá são espertas, ágeis, exercem com maestria
cargos de liderança, são pessoas cheias de iniciativas e sempre em vias de novas
descobertas.Na Nação Xambá o mês dedicado a Odé é também abril, seu dia da semana
é quarta-feira.- Guia corrente de metal, as cores da roupas são vermelha ou verde.
- Saudação: Odé Ô e Okê Arô.
- Ferramenta: dématá (arco e flecha de ferro).
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